O Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – por meio do Câmpus de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná – EaD- IFPR, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, demais Institutos Federais e entidades de Pesca e Aquicultura de todo Brasil, somam esforços, em parcerias, para viabilizar Educação Inclusiva para pescadores e aquicultores em âmbito nacional, por meio da oferta dos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura, nas modalidades EAD/PROEJA e EAD/Subsequente.
Estes cursos têm como objetivo principal elevar o nível de escolaridade e qualificar tecnicamente pescadores e aquicultores, contribuindo para o aprimoramento das suas atividades práticas.
Buscam também contribuir na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro e aquícola, onde os profissionais desta área exercem suas profissões, contribuindo na geração de emprego e renda, na preservação ambiental, melhorando a qualidade de vida e o bem estar social da comunidade na qual estão inseridos.
Em 2010 iniciou-se a primeira edição dos cursos, atendendo 2.000 estudantes matriculados em 50 polos, em 23 estados. Com carga horária de 2.400 horas, divididas em disciplinas do núcleo comum, como Física, Sociologia, Espanhol e Biologia, e disciplinas do eixo tecnológico, como Segurança no Trabalho da Pesca, Processamento do Pescado, Piscicultura e Empreendedorismo na Atividade Aquícola e Pesqueira, dentre outros. Em 23 de maio de 2013 haverá a solenidade de formatura destes estudantes.
O sucesso desta iniciativa pode ser medido pela inclusão de jovens e adultos no processo educativo, através da democratização do ensino técnico, na perspectiva preconizada pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR, que é ofertar Educação a Distância com inclusão social, valorizando o educando e garantindo o exercício da cidadania.
Através do Câmpus de Educação a Distância do IFPR, os cursos atingem comunidades remotas, promovendo ensino de qualidade e gratuito para todos, através de cursos técnicos em âmbito nacional, contando com professores altamente qualificados e os mais modernos recursos tecnológicos.
Para 2013 estamos buscando viabilizar uma 2ª edição dos cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura, bem como a oferta do curso Subsequente em Pesca e Aquicultura, para 7.000 estudantes em todos os estados do Brasil.
Não percam esta oportunidade de articular e viabilizar os referidos cursos em sua comunidade.
Para mais informações consulte o site www.ead.ifpr.edu.br, cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura, e os anexos: Anexo I_Critérios e Anexo II_Kit tele-salas
Contato: Profª Izabel Portugal
E-mail: demandasegundaversao@ifpr.edu.br
Fone: (41) 3595-8909
.