sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Conteúdo programático das oficinas e do seminário


OFICINAS E ASSESSORIAS PARA OS EMPREENDIMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA

Abaixo seguem os conteúdos de cada Módulo, tanto para as Oficinas de 16 horas (em sala de aula) quanto para as Assessorias de 4 horas (na própria entidade)


I) Módulo I - Gestão Organizacional

Objetivo

  • Proporcionar aos pescadores artesanais um conhecimento sobre a importância do trabalho cooperativado dentro da perspectiva da economia solidária, visando o desenvolvimento sócio-econômico-cultural e humano para a consolidação dos empreendimentos.
Conteúdo mínimo
  • Integração;
  • Diferenças entre associação, cooperativa e empresa;
  • O trabalho cooperado; Bases do cooperativismo e da economia popular solidária;
  • Elaboração de documentos, relatórios, atas, prestação de contas;
  • Tramitação de documentação para projetos, informações e procedimentos nas organizações pesqueiras (legislação trabalhista e previdenciária). 
Conteúdo adicional
  • Elaboração de plano de negócios;
  • Noções de empreendedorismo;
  • Agregação de valor;
  • Pesquisa de mercado.


II) Módulo II - Gestão Financeira e Marketing

Objetivo
  • Proporcionar aos participantes subsídios para auxiliar na gestão financeira dos empreendimentos, oferecendo conhecimentos básicos para o desenvolvimento das técnicas de vendas através do autoconhecimento e compreensão do comportamento do perfil do consumidor, além da possibilidade de reflexão sobre o mercado de trabalho e formas de gestão.
Conteúdo mínimo
  • Conceito e classificação dos custos;
  • Conhecendo o custo da produção;
  • Como calcular o preço dos produtos/serviços;
  • Preço de venda;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Planejamento financeiro;
  • Modelos de planilhas financeiras;
  • Margem de contribuição ;
  • Identificação do mercado comprador;
  • Gerenciando vendas;
  • Canais de comercialização e principais mercados;
  • Formação de preços;
  • Vendas à vista e à prazo;
  • Organização para a venda;
  • Segurança na venda ;
  • Argumentação para venda;
  • Apresentação do produto;
  • Embalagem;
  • Rotulagem;
  • Comparação do preço do produto no mercado.

Conteúdo adicional
  • Integração de empreendimentos pesqueiros;
  • Formação das redes de apoio aos empreendimentos da cadeia produtiva da pesca;
  • Igualdade de gênero;
  • Juventude e sucessão intergeracional;
  • Economia familiar;
  • Cultura da pesca artesanal;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Autogestão e participação social;
  • Segurança alimentar.


III) Módulo - Higiene e Segurança, Conservação e Manipulação do Pescado

Objetivo
  • Abordar o meio de conservação do pescado e a sua manipulação desde à captura até a venda ao consumidor final, bem como para a produção de gelo, visando repassar conhecimentos e técnicas adequadas uma boa qualidade do pescado e do insumo gelo
Conteúdo Mínimo
  • Os microorganismos;
  • Os microorganismos se multiplicam nos alimentos;
  • Os microorganismos no corpo;
  • Armazenamento de produtos (considerando também a produção de gelo);
  • Legislação sanitária (considerando também a produção de gelo);
  • Veículos de contaminação;
  • Cuidados na manipulação;
  • Conservação de pescado;
  • Como transportar o pescado;
  • Lavagem e evisceração;
  • Refrigeração;
  • Distribuição correta do gelo;
  • Outros cuidados;
  • Qualidade da água;
  • Cuidados com o lixo;
  • Controle de pragas, moscas, baratas e ratos;
  • Higiene do ambiente, das superfícies, utensílios e equipamentos;

Somente para os empreendimentos de fábrica de gelo
  • Qualidade do gelo;
  • Quantidade de gelo;
  • Estocagem do gelo;
  • Legislação Ambiental;
  • Utilização de forma adequada do equipamento/Fábrica de Gelo;
  • Amônia e seus cuidados (considerando a produção de gelo).




SEMINÁRIO DOS TELECENTROS  (EMPREEENDIMENTOS DE INCLUSÃO DIGITAL)

Conteúdo mínimo
  • Papéis e funções dentro dos Telecentros: Direitos e deveres dos agentes atuantes no programa Telecentros;
  • Integração dos agentes numa rede de comunicação (monitor x tutor x coord. do pólo x gestor da entidade beneficiária x articulador territorial): abordar a rede de telecentros formada, destacando a possibilidade de trocas de experiências, administração, fortalecimentos e divulgação das ações desenvolvidas no âmbito do telecentro e da própria entidade;
  • Softwares Livres: Analisar os softwares livres enquanto ferramentas de apoio ao telecentro e como recursos para uma ampla atuação na sociedade;
  • TICs e inclusão digital: Analisar o importante papel que as Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) exercem no contexto educacional; Uso do computador e Internet como potencializadores da pedagogia dialógica e sócio-construtiva;
  • Sustentabilidade do Telecentro: Analisar os benefícios e as variáveis que dificultam o bom funcionamento dos telecentros como infra-estrutura, gestão do Telecentro, capacitação dos operadores, metareciclagem e robótica livre;
  • Educação preventiva: Implantar a cultura de “cuidados a serem dispensados aos equipamentos do kit”, como forma de aumentar a vida útil dos mesmos.

Conteúdo adicional
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos no Telecentro na entidade mantenedora.


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