OFICINAS E ASSESSORIAS PARA OS EMPREENDIMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA
Abaixo seguem os conteúdos de cada Módulo, tanto para as Oficinas de 16 horas (em sala de aula) quanto para as Assessorias de 4 horas (na própria entidade)
I) Módulo I - Gestão Organizacional
Objetivo
- Proporcionar aos pescadores artesanais um conhecimento sobre a importância do trabalho cooperativado dentro da perspectiva da economia solidária, visando o desenvolvimento sócio-econômico-cultural e humano para a consolidação dos empreendimentos.
- Integração;
- Diferenças entre associação, cooperativa e empresa;
- O trabalho cooperado; Bases do cooperativismo e da economia popular solidária;
- Elaboração de documentos, relatórios, atas, prestação de contas;
- Tramitação de documentação para projetos, informações e procedimentos nas organizações pesqueiras (legislação trabalhista e previdenciária).
- Elaboração de plano de negócios;
- Noções de empreendedorismo;
- Agregação de valor;
- Pesquisa de mercado.
II) Módulo II - Gestão Financeira e Marketing
Objetivo
- Proporcionar aos participantes subsídios para auxiliar na gestão financeira dos empreendimentos, oferecendo conhecimentos básicos para o desenvolvimento das técnicas de vendas através do autoconhecimento e compreensão do comportamento do perfil do consumidor, além da possibilidade de reflexão sobre o mercado de trabalho e formas de gestão.
- Conceito e classificação dos custos;
- Conhecendo o custo da produção;
- Como calcular o preço dos produtos/serviços;
- Preço de venda;
- Ponto de equilíbrio;
- Planejamento financeiro;
- Modelos de planilhas financeiras;
- Margem de contribuição ;
- Identificação do mercado comprador;
- Gerenciando vendas;
- Canais de comercialização e principais mercados;
- Formação de preços;
- Vendas à vista e à prazo;
- Organização para a venda;
- Segurança na venda ;
- Argumentação para venda;
- Apresentação do produto;
- Embalagem;
- Rotulagem;
- Comparação do preço do produto no mercado.
Conteúdo adicional
- Integração de empreendimentos pesqueiros;
- Formação das redes de apoio aos empreendimentos da cadeia produtiva da pesca;
- Igualdade de gênero;
- Juventude e sucessão intergeracional;
- Economia familiar;
- Cultura da pesca artesanal;
- Sustentabilidade ambiental;
- Autogestão e participação social;
- Segurança alimentar.
III) Módulo - Higiene e Segurança, Conservação e Manipulação do Pescado
Objetivo
- Abordar o meio de conservação do pescado e a sua manipulação desde à captura até a venda ao consumidor final, bem como para a produção de gelo, visando repassar conhecimentos e técnicas adequadas uma boa qualidade do pescado e do insumo gelo
Conteúdo Mínimo
- Os microorganismos;
- Os microorganismos se multiplicam nos alimentos;
- Os microorganismos no corpo;
- Armazenamento de produtos (considerando também a produção de gelo);
- Legislação sanitária (considerando também a produção de gelo);
- Veículos de contaminação;
- Cuidados na manipulação;
- Conservação de pescado;
- Como transportar o pescado;
- Lavagem e evisceração;
- Refrigeração;
- Distribuição correta do gelo;
- Outros cuidados;
- Qualidade da água;
- Cuidados com o lixo;
- Controle de pragas, moscas, baratas e ratos;
- Higiene do ambiente, das superfícies, utensílios e equipamentos;
Somente para os empreendimentos de fábrica de gelo
- Qualidade do gelo;
- Quantidade de gelo;
- Estocagem do gelo;
- Legislação Ambiental;
- Utilização de forma adequada do equipamento/Fábrica de Gelo;
- Amônia e seus cuidados (considerando a produção de gelo).
SEMINÁRIO DOS TELECENTROS (EMPREEENDIMENTOS DE INCLUSÃO DIGITAL)
Conteúdo mínimo
- Papéis e funções dentro dos Telecentros: Direitos e deveres dos agentes atuantes no programa Telecentros;
- Integração dos agentes numa rede de comunicação (monitor x tutor x coord. do pólo x gestor da entidade beneficiária x articulador territorial): abordar a rede de telecentros formada, destacando a possibilidade de trocas de experiências, administração, fortalecimentos e divulgação das ações desenvolvidas no âmbito do telecentro e da própria entidade;
- Softwares Livres: Analisar os softwares livres enquanto ferramentas de apoio ao telecentro e como recursos para uma ampla atuação na sociedade;
- TICs e inclusão digital: Analisar o importante papel que as Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) exercem no contexto educacional; Uso do computador e Internet como potencializadores da pedagogia dialógica e sócio-construtiva;
- Sustentabilidade do Telecentro: Analisar os benefícios e as variáveis que dificultam o bom funcionamento dos telecentros como infra-estrutura, gestão do Telecentro, capacitação dos operadores, metareciclagem e robótica livre;
- Educação preventiva: Implantar a cultura de “cuidados a serem dispensados aos equipamentos do kit”, como forma de aumentar a vida útil dos mesmos.
Conteúdo adicional
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos no Telecentro na entidade mantenedora.
.