Diagnóstico dos empreendimentos
- Serão visitados presencialmente 26 dos 43 empreendimentos (35 da cadeia produtiva e 8 telecentros) indicados pelo MPA;
- O diagnóstico objetiva conhecer a realidade, situação e expectativas dos empreendimentos, obter elementos para selecionar os empreendimentos para participar das oficinas e do seminário e para definir a forma e conteúdo destes;
- O diagnóstico será realizado através de Questionário Estruturado (dados cadastrais, perfil dos membros, dados jurídicos e econômicos, levantamento da produção, instalações e equipamentos, relação de parceiros, apoiadores e relacionamentos da cadeia produtiva e de Entrevistas Semi-Estruturadas (pontos de vista e impressões dos gestores dos empreendimentos sobre as dificuldades enfrentadas, expectativas e demandas para a manutenção do empreendimento e do setor da pesca artesanal);
- Os demais empreendimentos indicados pelo MPA serão contactados por telefone, com a aplicação de um modelo de diagnóstico mais resumido
Oficinas para a Qualificação dos Empreendimentos da Cadeia Produtiva
- Participarão das oficinas 30 dos 35 empreendimentos da cadeia produtiva (cozinha comunitária, ponto comercial fixo, fábrica de gelo e manipulação de mariscos) indicados pelo MPA;
- Participarão ainda 7 empreendimentos não indicados pelo MPA, com ônus próprio;
- Cada empreendimento indicará dois de seus membros para participar das oficinas;
- As oficinas objetivam atualizar os conhecimentos, fornecer metodologias, favorecer o intercâmbio, otimizar recursos, qualificar a operacionalização e aumentar a competitividade dos empreendimentos;
- As oficinas serão aplicadas em 3 módulos de 16 horas cada (clique aqui para conhecer o conteúdo programático de cada módulo):
- Módulo I - Gestão Organizacional;
- Módulo II - Gestão Financeira e Marketing;
- Módulo III - Higiene e segurança, conservação e manipulação do pescado - As oficinas serão realizadas através de metodologias expositivas e participativas;
- As oficinas serão realizadas em hotéis sem custos de deslocamento (passagem terrestre), alimentação e hospedagem para os participantes
Seminário para a Qualificação dos Telecentros
- Participarão do seminário 7 empreendimentos de inclusão digital (telecentros) dentre os 8 indicados pelo MPA;
- Participarão ainda 2 telecentros não indicados pelo MPA, com ônus próprio;
- Cada telecentro indicará dois de seus membros para participar do seminário;
- O seminário objetivam atualizar os conhecimentos, fornecer metodologias, otimizar recursos, qualificar a operacionalização, favorecer o intercâmbio e melhorar o uso dos equipamentos dos telecentros;
- O seminário será aplicado em um módulo de 16 horas (clique aqui para conhecer o conteúdo programático);
- O seminário será realizado através de metodologias expositivas e participativas;
- O seminário será realizado em hotel em Florianópolis/SC, sem custos de deslocamento (passagem terrestre), alimentação e hospedagem para os participantes
Assessoria e acompanhamento técnico
- Serão selecionados 26 empreendimentos da cadeia produtiva que participaram das oficinas para receber assessoria e acompanhamento técnico;
- A assessoria objetiva acompanhar o desenvolvimento das atividades meio e fim dos empreendimentos e fornecer instruções mais detalhadas e específicas para cada caso;
- Cada empreendimentos receberá 3 visitas presencias de 4 horas cada;
- Nas visitas serão revisados os conteúdos ministrados nas oficinas, avaliados os resultados das mesmas; os empreendimentos poderão contar com o auxílio dos Formadores para sanar dúvidas e para resolver demandas e problemas de gestão e operacionalização dos empreendimentos.
Plano de Negócios
- Serão selecionados 2 empreendimentos da cadeia produtiva que participaram das oficinas para a aplicação de um Plano de Negócios;
- O objetivo é adequar, para os empreendimentos da pesca artesanal, o modelo de plano de negócios da agricultura familiar e preparar os empreendimentos selecionados para uma gestão eficiente e competitiva no mercado;
- O plano de negócios será elaborado pelos gestores do empreendimento em conjunto com o Técnico Formador;
- O plano de negócios será elaborado através de suficiente quantidade de visitas presenciais e demais recursos.
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