terça-feira, 10 de junho de 2014

O Projeto


O Projeto Qualificação da Pesca Artesanal da Região Sul, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio grande do Sul, executará assistência técnica e pedagógica para qualificar a atuação de 37 pequenos empreendimentos da pesca artesanal.

O projeto foi elaborado pelo Ceades - Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento e aprovado pelo Edital Público do Ministério da Pesca e Aquicultura SEPOP/MPA 01/201.

A pesca artesanal é um setor econômico de grande importância na região, envolvendo milhares de trabalhadores e ainda exibindo características de economia familiar – envolvimento feminino e sucessão intergeracional – e de economia popular solidária – captura e comercialização efetuada em parceria e com mercado local.

Atualmente a pesca artesanal está sendo muito afetada pelo avanço da pesca industrial, cuja cadeia produtiva está mais adaptada às características do grande mercado consumidor. Para melhorar a qualidade de vida e a permanência dos trabalhadores na atividade, são necessárias ações de fortalecimento da sua cadeia produtiva, melhorando a qualidade e a variedade de apresentação dos seus produtos e instrumentando-os de conhecimentos de gestão e de informação de modo a tornar seus negócios mais rentáveis e seguros.

.